Postagens

Mostrando postagens de 2018

TRABALHO FINAL IRC, "PONG"

Imagem
Para o nosso trabalho final, as equipes tiveram que escolher temas específicos . (geralmente voltados à inclusão e acessibilidade) e elaborar um jogo voltado ao assunto. Nossa equipe teve a incumbência de criar uma  atividade que, exercitasse os reflexos sensoriais do jogador. O nome do jogo foi "PONG" e tinha como objetivo principal não deixar a bolinha cair na faixa vermelha e a medida em que o jogador acertasse a sua pontuação aumentava. ! As equipes tiveram a oportunidade de jogar o das outras, e o professor nos listou melhorias que podem ser feitas nos projetos.

Criando um Jogo "LABIRINTO" COM O SCRATCH .

Imagem
A atividade consiste em escrever um programa com o auxílio do scratch que construa um labirinto "perfeito" (isto é, um labirinto em que sempre é possível encontrar um percurso entre duas células quaisquer do labirinto) e depois determine o percurso de uma célula na borda que representa o ponto de entrada e outra célula também na borda que representa o ponto de saída. Algoritmo para construção de um labirinto "perfeito" Um possível algoritmo  para construir um labirinto "perfeito" se baseia em um algoritmo de movimentos em profundidade e sensores  e ele parte de um reticulado de células com todos as paredes  entre células levantadas.

"IRC" Introdução ao Raciocínio Computacional.

Imagem
Iniciamos agora mais uma fase de estudos. Dessa vez, iremos ter o primeiro contato com o componente curricular "IRC" Introdução ao Raciocínio Computacional. Trata-se da forma de raciocinar computacionalmente, tentando entender os processos que o homem faz para desenvolver aplicativos e programas de computadores, algorítimos, controles, sensores e comandos passam a partir e agora ser mais presentes em nossas vidas.

KHAN ACADEMY

Imagem
      Neste Sábado pela manhã tivemos uma aula de reforço em  matemática utilizando a plataforma KHAN ACADEMY. O site é estruturado tanto para usuários individuais –incluindo crianças com conhecimentos iniciantes de matemática, estudantes universitários e concurseiros  – quanto para que professores possam usá-lo na sala de aula, acompanhando o progresso de cada aluno. Os conteúdos da disciplina foram divididos em 557 habilidades e abrangem desde operações simples de soma até exercícios de cálculo, álgebra e geometria. Todos são acompanhados de videoaulas que explicam o conteúdo da matéria. Na ocasião,  Tivemos acessoría do professor Joel Felipe.

Sistema de numeração MAIA.

Imagem
O sistema de numeração maia adotado pela civilização pré-colombiana dos Maias é um sistema de numeração vigesimal, ou seja, tem base vinte. A origem desta base de contagem é o número de dedos somando os dedos das mãos e o dos pés. Os numerais são representados por símbolos compostos por pontos e barras, sendo o zero a única exceção por ser representado pelo desenho de uma concha. Por exemplo, o número doze é escrito usando dois pontos na horizontal sobre duas barras também horizontais como mostra o diagrama

A origem do número "1".

Imagem
Na nossa primeira aula do C/C Matemática e cotidiano, assistimos um vídeo interessante sobre a origem do número 1. Gostaria de compartilhar com todos. Inicia-se aqui uma nova etapa.. apertem os cintos e vamos adquirir conhecimentos.!! A História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática tendo como personagem principal o número um. Esse representa o início de tudo, desde os primeiros registros simbólicos grafados em ossos para exprimir quantidades em uma sucessão de traços que permitia a contagem. Analisando os sumérios, o documentário atribui à sua representação do número um em cones de argila como responsável por possibilitar a representação da subtração e, assim, dar origem à  aritmética.

"30 Anos Da CBI Da Desfolclorização à Escola De Tambor"

Imagem
Dos dias 23 à 30 de setembro de 2018, Alunos da UFSB, participaram do XVII caruru de IBEJI e as pedagogingas, comemorando 30 anos de resistência deste quilombo.O encontro reuniu mestres, lideranças, artistas, educadores, estudantes, escolas, universidades, organizações comunitárias, militantes durante cinco dias intensos de atividades, contemplando diversos segmentos e linguagens: oficinas, brinquedoteca, rodas de conversa, painéis, cineclube, sarau, teatro, culminando no Cortejo Afro com a celebração do Caruru de Ibeji servido para toda a comunidade O evento aconteceu na casa do boneco, QUILOMBO D’Oiti no município de Itacaré-ba. E contou com várias oficinas: ESTÉTICA AFRO- DANI JÊJE GRAFFITI – COLETIVO MUSAS CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E FANZINE – MEIRE CAZUMBÁ E JULIANA DIAS TOQUES AFRO RELIGIOSOS – MARINHO RODRIGUESDEFESA PESSOAL - CÍRIO E REINAN CULINÁRIA AFRO (CONFECÇÃO DO CARURU) – MESTRE JORGE RASTA CONFECÇÃO DE CAXIXI - ARY DA PAZ